Patrimônio

Prefeitura assina contrato para restauro do antigo Banco do Brasil

Prédio vai abrigar a Escola de Gastronomia do Senac, projeto contemplado pelo programa Iconicidades do Governo do Estado em parceria com a Fecomércio/RS

Foto: Arquivo Ascom - Prédio fica na esquina da praça Coronel Pedro Osório, no centro histórico pelotense

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDBB) assinou, na última quarta-feira (27), o Contrato Administrativo nº 019/2024 para elaboração do projeto executivo de restauro completo da antiga sede do Banco do Brasil, local que abrigará a Escola de Gastronomia do Senac, contemplado pelo programa Iconicidades do governo do Estado. Após seis meses, o projeto será apresentado pela empresa contratada e poderá ser licitado.

Em 2021, por meio da parceria entre Fecomércio/RS, a Prefeitura inscreveu no programa Iconicidades a proposta de revitalização da construção localizada na esquina da praça Coronel Pedro Osório. O projeto de restauro da cobertura do prédio já está sendo licitado.

A empresa contratada é a Sete Arquitetura e Restauro, que terá o recurso de R$ 356.594,30 para execução do serviço, previsto no contrato. “Em seis meses, nós teremos o projeto do restauro completo do prédio para licitar, e em breve poderemos vê-lo na sua beleza e esplendor para utilização da nossa comunidade, nesse projeto inovador que é o Iconicidades. Seguimos trabalhando pelo nosso patrimônio e valorizando a nossa gente”, destacou a prefeita.

A história do prédio 67

Localizado na esquina da praça Coronel Pedro Osório, o prédio 67 funcionou, por muitos anos, como a primeira agência do Banco do Brasil e, também, a Secretaria Municipal de Finanças. A edificação integra o patrimônio cultural do município e é tombada em nível federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Sobre o Iconicidades

Lançado em junho de 2021, o programa Iconicidades apresentou como meta enfrentar o desafio de tornar as cidades gaúchas mais inovadoras, criativas e empreendedoras. A ideia principal foi a de ressignificar e estimular a retomada de espaços arquitetônicos icônicos em várias regiões, requalificando e recuperando ambientes e locais que integrem a identidade cultural e histórica das comunidades.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Limite para endividamento de servidores com consignações passa a ser de 40% do salário líquido a partir de abril Anterior

Limite para endividamento de servidores com consignações passa a ser de 40% do salário líquido a partir de abril

Acervos genealógicos de Rio Grande, que estão sob guarda do município, serão digitalizados Próximo

Acervos genealógicos de Rio Grande, que estão sob guarda do município, serão digitalizados

Deixe seu comentário